NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

24/08/2017 | Colunista: Gustavo Tahan

Tecnologia para aprender música

Aplicativo oferece prática interativa de piano para crianças
Tem um piano ou teclado em casa e quer aprender a tocar? Não tem piano nem teclado? Não há problema, o Piano Maestro resolve todas as demandas. Ele é um aplicativo de prática de piano interativo para crianças. À medida que o aprendiz toca em um piano elétrico ou acústico, o aplicativo usa o microfone do iPad para avaliar a precisão da execução e dá feedback instantâneo. E se você não possuir um teclado, use o teclado do  próprio aplicativo.  
 
No aplicativo, tocar piano funciona como jogar um game. Em cada atividade, as crianças ganham estrelas com base na execução: técnica, ritmo e visão contam pontos. A criança pode compartilhar suas conquistas, via e-mail ou mídias sociais, e os pais e professores podem acompanhar a prática em curso no aplicativo ou por meio do “painel do professor”. 
 
Uma vez logado navegue e explore a página principal do aplicativo organizada em três seções que permitem aos alunos aprimorarem suas habilidades. A seção “Journey” permite explorar a teoria básica e as habilidades por meio de tutoriais. Para treinar, há nessa seção, um painel que os usuários devem tocar as notas à medida que elas se deslocam. Enquanto tocam, o mascote do aplicativo dança, o metrônomo de tic-tac e a música de fundo combinam com ritmo da canção. Na seção “Library”, as crianças podem navegar por canções organizadas por categorias e níveis de habilidade. E em “Methods”, há versões digitais de livros com instruções, que o usuário pode praticar e compartilhar com seus pais e  professores.
 
Criado por educadores de música, o Piano Maestro pode ser usado como uma ferramenta para atribuir e avaliar lições de casa e para aumentar o tempo de prática, ajudando os alunos a aprender mais rápido. Há uma comunidade de professores do aplicativo no Facebook que oferece ideias sobre como usar o Piano Maestro em suas aulas e se conectar com outros professores.
 
Os sons produzidos pelas teclas do piano fascinam e incentivam as crianças a praticarem de uma maneira divertida e acessível. Piano Maestro está disponível somente para o iPad e funciona com qualquer modelo de piano ou teclado.
 
Vale a pena conferir esse aplicativo.
Gustavo Tahan

Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

Deixe seu comentário

(0) Comentários


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar