NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

09/11/2017 | Fonte: Leonardo Valle

Engajamento, criatividade e colaboração são benefícios do Minecraft em aula

“O aluno entende que o conhecimento é indispensável para o jogo”, diz professor

O comprometimento e a colaboração do aluno durante o processo de ensino e aprendizagem costuma ser um desafio para professores de todas as etapas. Pois o docente de Física & MIE do Sesi Internacional Londrina (PR), Renato Zandrini, conseguiu gerar o tão almejado engajamento a partir do uso do jogo Minecraft, em sala de aula. Zandrini foi um dos palestrantes do evento “Desafios Digitais na Educação”, ocorrido em São Paulo, no dia 9 de novembro de 2017. 

“O aluno entende que o conhecimento será indispensável para o momento do jogo. Assim, vemos que o engajamento acontece em todo o processo, não apenas na hora em que ele estará jogando”, garante. 
 
O Minecraft é um jogo que permite a criação de “mundos” a partir de blocos que se encaixam e se sobrepõem. No Sesi Internacional Londrina (PR), Zandrini utiliza a ferramenta para discutir atualidades com estudantes do Ensino Médio. Um de seus projetos foi o “Ecocities & Minecraft”, no qual estudantes criaram cidades sustentáveis tendo como gancho as eleições municipais. 
 
“O conceito de cidade sustentável foi discutido e eles acompanharam uma sessão, na Câmara dos Vereadores, sobre zoneamento rural e urbano. Na sequência, eles foram divididos em sete secretarias do município e passaram a construir prédios sustentáveis – sempre apoiados nos conteúdos do currículo”, apresenta.  
 
Resultados concretos
O engajamento não é a única vantagem do uso pedagógico do Minecraft. Para o consultor de aprendizagem Microsoft, Leandro Holanda, o jogo também estimula o trabalho em grupo e a exploração criativa. “No primeiro caso, os alunos estão juntos, construindo algo no mesmo mundo”, descreve. “Criativamente, os alunos estão sempre com a mão na massa e com inúmeras possibilidades de se expressarem”. 
 
 
Diretora da Escola Bosque São Paulo, Silvia Scuracchio, conta que o Minecraft é utilizado em diversas disciplinas na Instituição: de Física às Artes. “Você pode colocar, por exemplo, o Fernando Pessoa declarando um poema ou analisar e reproduzir obras de arte. Na escola, já tivemos projetos de recriação da Grécia Antiga ou o uso do Redstone para a simulação de circuitos elétricos”, revela. 
 
Para ela, apesar do jogo se dar no plano virtual, o resultado gerado é concreto. “Parte-se de um problema, desafio ou projeto que são reais, ao final, a aprendizagem e o conhecimento aprendido também são concretos”, complementa. 
 
Estudante e professor podem utilizar o jogo nos modos criatividade ou sobrevivência. No primeiro, a única preocupação do jogador é a criação de novos elementos. Já o segundo ajuda a trazer para a sala de aula conceitos de gameficação. O jogador pode morrer a todo o instante e precisa lidar com seus erros e acertos. 
 
Versão para educadores
Criado originalmente como um jogo e apropriado por educadores, o Minecraft já possui sua versão para educação. Ela permite, por exemplo, baixar códigos que aliam Minecraft com a linguagem de programação Scracht. Para professores que falam inglês, a comunidade “Minecraft Education Edition” reúne planos de aula, biomas prontos para baixar e suporte de mentores para ajudar no uso da ferramenta em sala de aula. 
 

Deixe seu comentário

(0) Comentários


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar