NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

28/08/2017 | Colunista: Gustavo Tahan

App ajuda a estruturar ideias

Colaboração criativa entre alunos é estimulada

Se você e seus alunos precisam organizar as informações de uma discussão, um brainstorm ou uma pesquisa, não podem deixar de conferir o aplicativo Popplet. Com ele é possível fazer conexões e organizar ideias, pensamentos e conceitos na tela do tablet ou smartphone. A facilidade de uso, o design intuitivo, o aspecto visual e as funções de compartilhamento e colaboração em tempo real são o atrativo dessa ferramenta de aprendizagem e produtividade que também é muito usada em atividades de planejamento e gerenciamento de projetos.

Os Popplets, assim como são chamadas as caixas de conteúdo ou informação, permitem que os alunos organizem suas ideias usando palavras, imagens, desenhos e vídeos. É uma plataforma de clicar e arrastar, o que facilita a organização de informações. As imagens podem ser adicionadas de outros programas e plataformas como o  Flickr, o Facebook ou do arquivo do computador. Os alunos podem criar apresentações que incluem conteúdo de mapas e vídeos do Google, diretamente do YouTube. A produção pode ser colaborativa, para adicionar colaboradores basta enviar convites por e-mail. 
 
As caixas de conteúdo podem ser personalizadas, mudando-se a cor do fundo, a cor da caixa, entre outras características. Uma vez criados, os Popplets podem ser conectados uns aos outros formando uma rede de ideias relacionadas entre si e, posteriormente, salvos como imagem e compartilhados nas redes sociais ou enviados por e-mail.
 
Qualquer área do conhecimento pode usar a ferramenta. Tenho visto muitos professores utilizarem a ferramenta para apresentar aos alunos informações e novos conteúdo, assim como vejo alunos criarem mapas mentais como uma estratégia de pré-escrita de textos. Eles também usam Popplets para criar scrapbooks pessoais de informações. Ao iniciarem um projeto ou apresentação, é comum usarem o Popplet para fazer brainstorming ou elaborar fluxogramas de ideias e de trabalho.
 
Para criar uma conta basta ter um endereço de e-mail. No site, há um breve tutorial que ensina a criar o seu primeiro popplet. Os alunos podem criar até cinco popplets com a versão gratuita, compartilhar seus popplets com outros através do botão “Adicionar colaborador” ou publicar seus popplets online em vários locais. Os colaboradores podem comentar ou adicionar mais informações. Nas configurações do aplicativo é possível exportar sua criação nos formatos jpg ou pdf. Há ainda a possibilidade dos autores ordenarem a apresentação do popplet, determinando a ordem de aparição e zoom em cada popplet.
 
Além de rodar em qualquer navegador da web, o aplicativo está disponível na versão iOS que funciona no iPad, iPhone e iPod Touch.
 
Vale a pena conferir esse aplicativo.
Gustavo Tahan

Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

Deixe seu comentário

(0) Comentários


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar