NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

23/05/2017 | Fonte: Leonardo Valle

6 orientações para melhorar o trabalho colaborativo entre professores

Qualidade da parceria entre docentes reflete na aprendizagem dos alunos
 
 A colaboração é considerada uma habilidade essencial para o século 21. Mas para desenvolvê-la entre os estudantes, também é necessário que os professores consigam apresentá-la em seu trabalho.  
 
“Sabemos que nossos alunos terão que ser pensadores críticos, solucionadores de problemas, comunicadores e colaborativos. Terão que trabalhar com pessoas de diferentes origens e perspectivas. Pois se os educadores são os indivíduos que os ajudarão a desenvolver tais habilidades, eles também precisam demonstrá-las em sua maneira de ensinar”, resume Anne Baldisseri, educadora da Avenues: The World School,  de São Paulo (SP).  
 
Outra razão para estimular a colaboração entre professores é que ela melhora a aprendizagem dos estudantes. Por meio do trabalho colaborativo, os educadores identificam e ampliam as práticas pedagógicas que funcionam. “Os membros de uma equipe se tornam dispostos a repensar o que fazem em sala de aula com base no trabalho do grupo. Veem-se como interdependentes”, descreve Anne.  
 
Conheça, a seguir, seis formas de melhorar o trabalho colaborativo entre professores, listadas pela profissional. 
 
Reuniões com foco na aprendizagem
As reuniões pedagógicas regulares focam, frequentemente, em assuntos não relacionados à aprendizagem dos alunos. “A mudança de enfoque desenvolve altos níveis de confiança entre os membros de um grupo de professores e permite conflitos produtivos em um ambiente seguro. E a confiança leva ao respeito mútuo”, ressalta. 
 
Sem medo de refletir sobre as práticas
Segundo Anne, a verdadeira colaboração requer mais do que cordialidade entre o grupo docente. É necessário, também, foco no desenvolvimento e no desempenho. “Significa ser capaz de falar com sinceridade e conseguir discordar construtivamente sobre a prática profissional”, destaca. 
 
Feedbacks são necessários 
O feedback construtivo é mais difícil falar e de ouvir. “O feedback consiste em compartilhar com outra pessoa o impacto de seu comportamento. Seu objetivo é ajudar este profissional a se tornar mais eficiente”, defende. “O feedback, porém, é mais valioso e formativo quando é nítido, confiável e executável”, completa.
 
Abra-se para as experiências do outro
Raramente, os professores se expõem às práticas pedagógicas dos outros docentes, apoiando-se nas suas próprias experiências profissionais. “Professores se veem como colegas vagamente conectados, agindo basicamente sozinhos ao tomarem decisões pedagógicas”, lembra a educadora. 
 
Protocolos estruturam o trabalho colaborativo
Um protocolo consiste em diretrizes estabelecidas para que uma conversa ocorra da melhor maneira possível. Eles garantem igualdade e equilíbrio ao abordar os problemas de cada pessoa. “Os protocolos promovem um espaço de escuta ativa e otimizam o pouco tempo disponível no cotidiano escolar. Por meio deles, torna-se seguro fazer perguntas complexas”, aponta. A educadora indica os protocolos em português disponíveis no site School Reform Iniciative  (www.schoolreforminitiative.org). 
 
Pluralidade de vozes
Em uma reunião, é natural que uns falem mais do que outros. Também não é necessário que todos opinem. Contudo, deve haver um esforço para colher pontos de vistas diversos antes de se tomar uma decisão. “É importante não deixar que algumas vozes dominem e outras se calem”, adverte a educadora. 
 
Vale adotar a regra que todos falem antes que qualquer pessoa tomar a palavra novamente; convidar aqueles que não se pronunciaram para fazer observações adicionais; ou pedir a opinião do professor que diverge da opinião predominante. 
 
Veja mais
 

 

Deixe seu comentário

(1) Comentário


  • Dorothy Jezzi • 01/06/2017

    Anne, Your advice is extremely relevant and gives teachers lots of food for thought. All teachers should think seriously about the points mentioned and make every effort to follow them.


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar