NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

28/06/2017 | Fonte: Leonardo Valle

Confira 10 links sobre nutrição e obesidade infantil

Vídeos ,cartilhas e filmes trazem orientações para a comunidade escolar

A obesidade e o sobrepeso entre crianças e adolescentes é um problema de saúde pública, estando intimamente associados às doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 15% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos estão obesas. Já a taxa entre adolescentes alcança 8,4%, segundo o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA -2015).

Lidar com o problema da obesidade também é uma responsabilidade da comunidade escolar, principalmente em relação aos alimentos que são ofertados aos estudantes na forma de lanches e refeições ali oferecidas. Assim, separamos 10 links que visam orientar pais, professores, gestores e merendeiras sobre o que pode – e o que não deve – se fazer presente no cardápio dos jovens. Eles trazem também as causas sociais da obesidade e reúnem dicas para mudar os hábitos alimentares dentro e fora da escola.
Confira! 

Cartilha de orientação nutricional infantil (UFMG)
Pais e professores de crianças de dois a sete anos são o foco desta publicação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A cartilha  reúne orientações de alimentação e ingestão de água para diferentes etapas da infância. De brinde, trás tabelas com níveis adequadas do cálcio e ferro e pirâmide alimentar.

Lanche Saudável – Manual de Orientação
Desenvolvida pelo departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, a cartilha orienta os pais sobre os melhores alimentos a serem enviados à escola para a hora do lanche. Além das sugestões de lanches saudáveis, a publicação destaca recomendações calóricas, nutricionais e dicas sobre a segurança alimentar da escola.

A culpa é sua?
A cartilha ilustrada da Sociedade Mineira de Pediatria discute as causas sociais da obesidade, que passa da falta de espaço para as crianças brincarem nas cidades até a força da indústria de alimentos processados. Assim, ela lembra que nem sempre a culpa da doença é dos pais, mas cabe a eles ajudar toda a família a mudar os há2bitos alimentares para melhor

Gestão em Foco - Alimentação Escolar (TV Paulo Freire)
O vídeo integra o curso de formação continuada online para gestores, veiculado pela TV Paulo Freire. A diretora do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares (PR), Silvia Vieira Dias, fala sobre como trabalhar hábitos de alimentação saudável com os alunos e como envolver a comunidade escolar nesse processo. Além disso, a coordenadora do Programa Estadual de Alimentação Escolar do Paraná, Márcia Cristina Stolarski, orienta como o gestor deve agir para promover uma alimentação saudável em sua escola. 

Dez passos para uma alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos
A publicação é uma iniciativa para o Ministério da Saúde voltada, principalmente, para pais e profissionais do ensino infantil. Traz informações sobre grupos alimentares, introdução de alimentos para bebês, necessidade de suplementação e dicas para oferta de frutas. 
 
Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)
O Pnae é um projeto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em atividade desde 1955. Ele visa contribuir para a melhora no rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares adequados por meio de orientações quanto à alimentação escolar. O site do programa reúne a legislação do tema no Brasil, materiais informativos para pais, professores e gestores, concursos e notícias.  
 
Orientações alimentares dos primeiros anos de vida aos dez anos de idade são o foco desta cartilha realizada pela prefeitura do município de Curitiba (PR). Além disso, a publicação reúne informações preciosas sobre desnutrição, anemia ferropriva, sobrepeso, obesidade, distúrbios intestinais e higiene dos alimentos. 
 
É cada vez maior o número de crianças que apresentam problemas de saúde relacionados à obesidade. A lista inclui diabetes, depressão e enfermidade de coração e respiração. Assim, o documentário busca responder o porque de 33% das crianças brasileiras estarem acima do peso por meio de histórias reais.  
 
A série "Observatório da Primeira Infância" apresenta, em forma de animação, o conteúdo de três pesquisas, que aprofundam temas do Plano Nacional Primeira Infância. No vídeo sobre alimentação e obesidade, a produção aborda os 10% de crianças na América Latina  que estão obesas, apresenta as principais causas, riscos à saúde e dicas para prevenir e tratar essa doença. 
 
A comemoração dos 60 anos do Pnae, em 2015, deu origem ao concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, que prestigiou os pratos elaborados por merendeiras de todo o Brasil. As receitas vencedoras foram compiladas em um livro. Os pratos são simples, nutritivos e com ingredientes fáceis de encontrar nas suas respectivas regiões do país. 
 
Veja mais:
 

Deixe seu comentário

(0) Comentários


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar