NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

13/04/2017 | Fonte: Leonardo Valle

AquaRio pode proporcionar consciência ambiental, aprendizagem e encantamento

Professores e alunos da rede pública visitam maior aquário da América do Sul gratuitamente

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro – mais conhecido como AquaRio –  foi reinaugurado no final de 2016 com o título de maior aquário da América do Sul. Sua estrutura conta com 26 mil m² de área construída, 4,5 milhões de litros de água salgada e 28 recintos. As visitas escolares do AquaRio foram pensadas visando aprofundar conteúdos da biologia marinha e estimular a educação ambiental.

“O AquaRio tem a capacidade de reproduzir ecossistemas marinhos para que os visitantes, em um ambiente lúdico, possam se encantar, conhecer, desmitificar, respeitar e querer preservar seus seres. É somente a partir do conhecimento que pode acontecer a sensibilização”, defende a bióloga e educadora da equipe do AquaRio, Catarina Paes Bijalba.

Para transmitir conhecimentos, a equipe pedagógica utiliza diversos equipamentos tecnológicos. Os visitantes entram em contato com painéis interativos de touch screen, chamados de videowall, com informações sobre o ambiente marinho. Na chamada “estação do plâncton”, um microscópio permite que alunos visualizem a base da cadeia alimentar marinha e debatam sobre a importância desses organismos para o planeta. Por fim, há ainda dois espaços de interação chamados de Grutas Virtuais.

“A primeira contém um sistema de realidade aumentada, onde podemos escolher um animal e conhecer seus órgãos e esqueleto em uma televisão local. A segunda é a Gruta dos Tubarões, dedicada à desmistificação desse animal como um ser perigoso para os humanos”, completa a bióloga.

Mediação dinâmica
Os visitantes recebem uma introdução e um fechamento sobre o aquário e seus animais, respectivamente, ao início e ao final da visitação. Porém, para complementar os temas que surgem ao longo do percurso e esclarecer dúvidas, alunos e professores podem contar com a ajuda da equipe de educação, que se distribui pelos espaços.

“Não contamos com a opção de visita guiada pela equipe de educação, ou seja, de guias que acompanham o grupo dando explanações de uma forma engessada sobre cada recinto. Diferente disso, o grupo está livre para consultar o técnico de educação quando quiser, tendo a oportunidade de avançar os conteúdos conforme seu interesse”, diferencia Catarina.

Os técnicos de educação são encontrados em áreas onde existe algum conteúdo expositivo – como é o caso da Estação do Plâncton e das Grutas Virtuais –  e também próximos aos aquários abordando conteúdos sobre temas como animais marinhos perigosos, estratégias biológicas e corais do Brasil.

Além de explorar as telas de conteúdo interativo e trocar experiências com a equipe de educação, os alunos podem se sentir parte de um cardume ao passar por dentro do Grande Tanque Oceânico: localizado a sete metros de profundidade, o espaço é a grande estrela do AquaRio. “Lá, o visitante pode visualizar os animais de ângulos bem diferentes, como se estivesse mergulhando sem se molhar. Nossa maior atração, contudo, ainda é a curiosidade dos alunos”, decreta Catarina Paes Bijalba.

O Aquário oferece visitações gratuitas para alunos da rede pública estadual e municipal, mediante agendamento.  Saiba mais aqui.
 
Veja mais:
Mediador cultural ajuda aproximar público de especificidades das exposições
Página do Facebook usa quadrinhos para divulgar biologia


 

Deixe seu comentário

(0) Comentários


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar