NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

06/04/2017 | Colunista: Gustavo Tahan

Compartilhar para aprender

Aplicativo facilita construção coletiva de aulas e projetos

Trabalhar com outras pessoas e compartilhar informações adequadamente são das habilidades mais importantes que podemos construir com alunos e educadores.  Compartilhar conhecimentos e ideias é, também, chave para a aprendizagem. 

Nas redes de mídia social, por exemplo, você interage com ideias e informações de diferentes pessoas expressas em diferentes formatos, além de partilhar as suas próprias ideias e compreensões. Ferramentas que apoiem nestas interações são, portanto, de grande valia num mundo conectado. Por isso, neste artigo apresento uma ferramenta surpreendente simples e fácil de usar quando o objetivo é a partilha de ideias em um processo criativo -  o chamado Brainstorming, que significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. Trata-se do Trello.
 
Embora tenha sido feito para o mundo dos negócios, o aplicativo Trello funciona bem também na educação. O recurso fornece ao professor e seus alunos uma ótima visão sobre todos os projetos e ideias em curso, durante o trabalho. Permite ainda criar placas com listas de ideias. Você pode, também, adicionar e nomear os diferentes cartões para cada lista e anexar  documentos, links, comentários e convidar seus alunos para que editem as placas com as listas. Eles também podem adicionar cartões, o que facilita o registro das ideias num brainstorming.  
 
Outra possibilidade é a criação de placas de trabalho em equipe de seus projetos. Como professor, essas placas que orientam as equipes e permitem o monitoramento do trabalho de seus alunos, por meio do conteúdo que eles adicionam. Entre professores, o aplicativo serve à construção coletiva do planejamento de aulas, projetos e atividades interdisciplinares. A interface simples e os recursos de ‘arrastar e soltar’ torna-o atraente para os alunos, sem perder o foco na atividade fundamental que é compartilhar para ensinar e aprender.
 
Trello possui algumas funcionalidades pagas, mas os inúmeros recursos que o tornam uma ótima ferramenta para a sala de aula são livres e gratuitos. É apresentado na versão web, para os smartphones e tablets que rodam os sistemas operacionais iOS e Android e, também, como uma extensão do navegador Google Chrome.
 
Há muitas maneiras de usar Trello em sua sala de aula. Confira o aplicativo e use sua imaginação.
 
Gustavo Tahan

Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

Deixe seu comentário

(0) Comentários


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar