NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

09/03/2017 | Colunista: Gustavo Tahan

Canva para produção de imagens

De uso simplificado, recurso web pode facilitar preparação de aulas
Alguma vez você já precisou editar uma imagem ou criar um banner? Possivelmente sim e todas as recomendações indicavam o poderoso Photoshop, certo? Embora o Photoshop seja um programa maravilhoso, ele pode ser um exagero para a edição de imagens no cotidiano da escola. Pequenas criações como um folheto, um cartaz, um aviso podem ser produzidas de um jeito muito mais fácil. Como alternativa, apresento a minha ferramenta web favorita chamada Canva.
   
Canva é uma ferramenta de design gráfico para a web incluindo uma extensão para o navegador Google Chrome e uma versão para o iPad e iPhone. Os usuários criam uma conta, com um endereço de e-mail ou associam sua conta do Google ou Facebook. O tutorial orienta o uso de seus muitos recursos e chega com uma sacada de marketing: na abertura já avisa que vai ensinar você a criar um design em 45 segundos. E realmente funciona, pois tudo está contemplado no tutorial.
 
Os usuários podem escolher entre milhares de imagens disponíveis e modelos prontos de design e, ainda, utilizar as suas próprias imagens e criar leiautes originais. Há uma variedade de outros recursos como, por exemplo, ajustar brilho e contraste, redimensionar imagens, sobrepor textos às imagens, adicionar diversas cores e muito mais. Ao terminar a produção, os projetos são salvos automaticamente na nuvem e são acessíveis por meio da página do usuário no app ou no website. Ela pode, então, ser exportada por e-mail, postada nas redes sociais ou salva em formatos JPG, PNG ou PDF. Há, finalmente, a opção de adicionar elementos premium a um custo de 1 dólar cada.
 
Nossos alunos hoje são aprendizes visuais. Por isso, use o Canva como uma ferramenta de criação para projetos de classe, como modelos de cartazes, desenhos de apresentação, gráficos da web, ícones, imagens de mídia social, infográficos, convites e folhetos. Ou utilize-o para dar um toque de arte atraente e original nas apresentações em sala de aula. Você, professor, pode usá-la para aprimorar os documentos do seu curso, website, blog da sala ou nas mídias sociais.
 
Se  programas como Photoshop ou Ilustrator têm muitas possibilidades, eles têm um alto custo e demandam maior conhecimento da ferramenta e dos princípios do design. Por estas razões, Canva é uma ótima maneira para produzir rapidamente, com qualidade, associar texto e imagem e compartilhar a produção com facilidade. A flexibilidade para criação e exportação das imagens tornam o Canva uma excelente ferramenta de design gráfico.
 
Vale a pena conferir. Eu recomendo.
 
 
Gustavo Tahan

Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

Deixe seu comentário

(0) Comentários


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar