NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
As Caras da Educação

Quem faz a educação acontecer no Brasil. Artigos, crônicas e histórias de alunos, professores, pais e todos aqueles que contribuem com a educação no país.

Projeto Livro pra ler, cidade pra conhecer

Partimos do objetivo de desenvolver uma prática pedagógica que motivasse os alunos ao habito de leitura. Proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis de leitura, e reconhecimento de sua cidade como referencial.Para isso promovemos na comunidade escolar, o envolvimento de educadores, alunos e funcionários para a construção e desenvolvimento de ações que proporcionaram o resgate da leitura pelo prazer de ler;desde a interatividade dos alunos.

Despertamos a curiosidade e o desejo de conhecer nossa cidade. Seguindo este raciocínio, corroborando com a especialista no assunto, Magda Soares, é preciso ter clareza em definir que a alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. O projeto partiu da ideia de ler em vários lugares, para isso decidimos parar a escola quinzenalmente, em cada dia levamos os alunos para ler numa atração turística da cidade.

Apresentamos a atração turística , seu valor para nossa cidade e a partir desse momento relacionamos esse lugar de forma tão confortável e prazeroso que podemos ler histórias em seu entorno. Após visitar e conhecer, os alunos foram convidados a sentar em roda e ler livros variados e apropriados a sua idade .Esses livros foram levados em uma caixa, como um tesouro da turma. Após a leitura do livro retornamos a nossa escola e fazemos atividades variadas e correlacionadas a cada turma que vão desde a educação infantil ao 5º ano São produzidos diários de bordo,dobraduras, relatos,desenhos, enfim tudo que foi visto é explorado de modo a contextualizar o que vimos ao que aprendemos, promovendo assim a apropriação de vários gêneros textuais e consolidando o processo de alfabetização. Foi criado um blog onde os alunos acompanham as visitas e dão sua opinião. Temos alcançado maior interesse dos alunos pela leitura; aumento na quantidade de leitura realizada pelos alunos por meio do rodízio; troca de informações entre os alunos sobre os livros lidos e lugares que conheceram; melhoria na qualidade de interpretação por parte dos alunos E.M.Crispim Bias Fortes - Barbacena MG / Eliane

Eliane de Paula rocha

Eliane de Paula rocha

Sou Eliane de Paula Rocha ,o projeto "livro pra ler, cidade pra conhecer" é realizado na Escola Municipal Crispim Bias Fortes em Barbacena Mg.

Deixe seu comentário

(0) Comentários




Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar