NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
As Caras da Educação

Quem faz a educação acontecer no Brasil. Artigos, crônicas e histórias de alunos, professores, pais e todos aqueles que contribuem com a educação no país.

"Deseducadores": mudando a rotina escolar por meio de flash mobs

O projeto “Deseducadores” foi realizado durante o ano de 2010 com o objetivo de fazer os alunos com posturas agressivas refletirem sobre suas atitudes. O formato escolhido foi o de flash mobs, que são mobilizações relâmpago. Este formato possui um forte apelo à juventude, pois ele é moderno, ágil e sem imposições. Como o projeto foi desenvolvido em conjunto com os estudantes, eles criaram toda a parte visual do projeto e se autointitularam “Deseducadores”, porque acreditavam que a educação em geral era pautada no preconceito e na violência.

Todos os flash mobs foram pensados e executados pelos alunos envolvidos, juntamente com a professora. Dentre as mobilizações relâmpago que foram realizadas, destaco 4: 1. “Performance de agressão” Objetivo: verificar como os alunos reagiriam a uma cena de preconceito e agressão a duas alunas lésbicas e um aluno negro. Ação: 2 alunas se beijam no pátio da escola e os outros começam a agredi-las verbalmente. Um “Deseducador” negro ao defendê-las também é agredido. Em seguida, todos os levantam, ao mesmo tempo, cartazes com notícias trágicas envolvendo bullying. 2. “Eu gosto de você do jeito que você é”. Objetivo: mostrar que o amor não depende de atributos físicos ou sociais. Ação: todos saíram pela escola oferecendo abraços e falando “eu gosto de você do jeito que você é”.

3. “Dia mundial das pessoas com necessidades especiais” Objetivo: fazer com que os alunos experimentassem o que era viver com uma deficiência e, ao mesmo tempo, ver como as outras pessoas reagiriam à convivência com estas pessoas. Ação: todos simularam alguma deficiência e, nessas condições, foram para suas aulas, obrigando professores e colegas a rever sua forma de agir. 4. “Você me vê?” Objetivo: mostrar como alguns grupos sociais são invisibilizados pela sociedade. Ação: durante o primeiro intervalo todos se vestiram de mendigos com uma placa escrita “você me vê?”. No intervalo seguinte, voltaram caracterizados como personagens valorizados pela sociedade. Os novos cartazes diziam: “E agora, você me vê?”. O objetivo inicial do projeto não foi alcançado. No entanto, os “Deseducadores” promoveram uma mudança mais significativa: houve um empoderamento dos grupos desvalorizados na escola, uma vez que estes se viram representados nos flash mobs, além de terem descoberto nestes uma forma de serem ouvidos. Vídeo do projeto: http://www.youtube.com/watch?v=xs-46BNMFUw MARIANA MARLIÈRE LÉTTI CENTRO DE ENSINO MÉDIO ASA NORTE - BRASÍLIA/DF

Mariana Marlière Létti

Mariana Marlière Létti

Sou professora de sociologia. Tenho 31 anos e leciono a 8 na rede pública do DF. Faço doutorado em educação e amo aprender com meus alunos.

Deixe seu comentário

(0) Comentários




Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar